A dinâmica de grupo é uma etapa do processo seletivo que praticamente toda empresa realiza, inclusive as empresas do segmento no Agronegócio.

Na dinâmica de grupo, você é convidado a participar de atividades em conjunto com outros candidatos.

Por não saber que dinâmica será aplicada e o objetivo esperado na atividade, esse pode ser um momento tenso e que pode te deixar ansioso.

Entretanto, ao conhecer um pouco mais sobre o que é analisado na dinâmica de grupo e que tipo de atividade geralmente acontece, você estará melhor preparado e terá mais chances de ser aprovado.

Então, se você procura ou pretende se candidatar para um recrutamento e for chamado para o processo seletivo, pode ter certeza que participará de uma dinâmica de grupo.

Reforçando que para que você tenha chances de participar de um processo seletivo, a primeira tarefa é a confecção de um currículo bom, que demonstre suas habilidades com clareza e chame a atenção dos recrutadores.

Você pode ter acesso à modelos de excelentes currículos elaborados por profissionais competentes do Agronegócio nesse link.

Embora a dinâmica de grupo possa variar bastante de uma empresa para outra, algumas situações e propostas de atividades costumam se repetir.

É para esse tipo de situação que esse texto irá contribuir com você.  Após a leitura você terá condições de estar à frente dos demais candidatos e conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Por exemplo, estudantes ou recém-formados, geralmente, acreditam que serão cobrados sobre conhecimento técnico aprofundado na área de conhecimento que a vaga está sendo oferecida.

Isso acontecerá, pois em muitos processos seletivos a prova de conhecimento técnico é aplicada, porém não é somente essa fase do processo seletivo.

Embora seja bom que você demonstre domínio sobre o tema e isso possa lhe conferir vantagem sobre os demais candidatos, ainda não é certeza que estará contratado, precisa passar pela análise comportamental que é verificada na dinâmica de grupo.

Você verá, a seguir, que a lógica na dinâmica de grupo é diferente.

O que avaliam na dinâmica de grupo?

Os consultores de recursos humanos (RH) da empresa e, às vezes, gerentes das áreas relacionadas costumam participar da dinâmica de grupo para avaliar os candidatos.

Não existe uma habilidade específica que é avaliada, mas sim um conjunto aptidões que serão necessárias para o desempenho da vaga.

Além disso, na dinâmica de grupo, é verificado se você tem aderência à cultura da empresa.

A cultura da empresa engloba uma série de jeitos de agir que são considerados responsáveis pelo sucesso dela até o atual momento.

São formas de agir julgadas como imprescindíveis para que a empresa continue crescendo.

De acordo com as tarefas que o cargo necessita, um tipo de dinâmica de grupo é aplicado, justamente para evidenciar qual ou quais candidatos possuem as aptidões ou competências do cargo.

Se você vai trabalhar com vendas, é muito provável que exijam habilidades de comunicação, negociação e noções de administração, por exemplo.

Você tem acesso a um excelente material sobre técnicas de venda e marketing no Agronegócio nesse link.

 

Técnicas de Vendas e Marketing no Agronegócio
Técnicas de Vendas e Marketing no Agronegócio

 

Preparação para a dinâmica de grupo

Existem diversos fatores que você deve considerar ao participar de um processo seletivo, a entrevista de emprego, a prova de conhecimento técnico, e a dinâmica de grupo, são fazes distintas que exigem atitudes específicas para cada etapa.

Por exemplo na entrevista, é importante que você tenha, pelo menos, uma noção básica sobre as atribuições da vaga de emprego e sobre a empresa.

Conhecer um pouco da história da empresa, a missão, visão, e os valores da empresa também é importante.

Não é “obrigatório” que você decore todos os produtos e serviço que a empresa disponibiliza em seu portfólio, nem mesmo os resultados do último balando publicadas, mas informações gerais são úteis.

Essas informações podem enriquecer suas respostas e direcionar seu raciocínio ao responder as perguntas, fazendo com que você seja mais convincente.

Após passar pela entrevista e ser convidado a participar de mais uma etapa do processo seletivo, pode ter a certeza que estará participando de uma dinâmica de grupo.

Nesse momento o selecionador quer saber quais comportamentos ou atitudes você possui para preencher o cargo, visto que o conhecimento já foi analisado na entrevista e na prova técnica.

Imagine que uma das competências par ao cargo seja que o candidato seja criativo e inovador, a dinâmica a ser aplicada buscará verificar quais candidatos possuem essa competência ou perfil para o cargo.

Podem utiliza desde um estudo de caso, uma atividade que exija a criação de um produto qualquer, uma situação/problema, uma simulação, etc…

O resultado em si não é o mais importante, mas sim como você se comportou perante a situação ou grupo durante o processo.

Por isso é importante que você conheça sobre o cargo e sobre a empresa.

Em casos que tenham muitos candidatos são criados grupos menores.

Esteja preparado para situações que exijam respostas ou ações que não estejam ligadas diretamente ao cargo em si.

Por exemplo, diversas empresas têm se preocupado em reduzir seus impactos ambientais, melhorando a eficiência do uso de recursos naturais como a água, por exemplo.

Se você verificou iniciativas relacionadas a esse assunto no website na empresa, essa é uma ótima opção para ser abordada durante a dinâmica de grupo.

Esse tipo de informação é muito valiosa durante a dinâmica de grupo.

Outra situação que vem ocorrendo com muita frequência está ligada a diversidade e minorias, podem ocorrer dinâmicas que busquem identificar quem tem melhor capacidade de trabalhar em grupos com esse perfil.

Normalmente nos processos de recrutamento a empresa informa o que espera do candidato, provavelmente as dinâmicas serão elaboradas para que se busque identificar esses pré requisitos no candidato.

Por exemplo, se a vaga pede que saiba trabalhar em equipe, o que será observado na dinâmica é como você se comporta dentro do seu grupo ou do grupo maior.

Caso exija capacidade de negociação, a dinâmica aplicada será com o objetivo de analisar qual ou quais candidatos se destacam mais nessa situação, é isso que os avaliadores observarão.

Em muitas situações os candidatos se apegam somente no que se pede e esquecem de entender que a dinâmica busca verificar como você se comporta.

Questões ligadas a liderança, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, negociação, pró atividade, criatividade, etc…  são as mais trabalhadas em dinâmicas de grupo.

Lembre-se sempre, por mais que seu currículo te qualifique, seus conhecimentos sejam ótimos, se não apresentar atitudes desejáveis para a empresa e para o cargo, você não ocupará a vaga oferecida.

Não se esqueça que, em qualquer fase do processo seletivo, a apresentação pessoal, a cordialidade, a pontualidade e a forma como se comporta podem ser fatores de decisão para a vaga.

Situações frequentes em dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo costuma apresentar a mesma lógica para o andamento das atividades.

Pode ocorrer de que seja necessário que você tenha que falar de si e sobre sua trajetória profissional, pois já falou para o entrevistador e agora tenha que falar para o grupo.

Quando for convidado a falar atue de forma sintética, pois o tempo é limitado e divagações fazem com que “perca pontos” junto aos avaliadores.

Quando tiver que se apresentar, o responsável pelo processo seletivo, coloca um roteiro em um quadro, slide ou flipchart, se atenha ao que for colocado.

Um erro muito comum é quando o entrevistador pede para falar de sua experiência em sua apresentação.  Muitos querem falar de toda a trajetória que nem sempre agrega ao cardo pretendido.

Você precisa aproveitar o tempo da melhor forma possível na dinâmica de grupo. Portanto, seja direto.

Veja esse exemplo: você está pretendendo uma vaga que envolve manejo da irrigação, não tem necessidade de você falar de sua experiência em controle de pragas e doenças.

O que importa é que você já trabalhou com manejo de irrigação, teve experiência em trabalhar em grupo e já enfrentou situações onde esteve sob pressão, por exemplo.

Discorra sobre esse tipo de experiência.

Estruture suas ideias na dinâmica de grupo

Em situações que estamos sob pressão e avaliação, é comum ficarmos tensos e nervosos.

Isso pode fazer com que tenhamos dificuldade em expressar ideias, principalmente, quando o assunto é um pouco mais complexo.

Existem diversas estratégias para diminuir o nervosismo e isso é importante para que você tenha um bom desempenho na dinâmica de grupo.

Tente sempre se lembrar dos requisitos que a vaga pede e a dinâmica apresentada, isso ajuda a você mostrar que tem o perfil exigido.

Logo, utilize seu tempo de forma justa e, caso necessário, se algum colega estiver ocupando tempo demais, tente aproveitar alguma deixa dele para começar a falar.

 Seja observador e veja o que os outros candidatos estão falando e como os entrevistadores de comportam, isso contribui para você saber o que falar e/ou como se comportar.

Seja você na dinâmica de grupo

Não tente mostrar que você é algo que, na verdade, não é.

É claro que desejamos ir bem e conseguir a vaga de emprego.

Porém, é importante que você seja honesto sobre o seu perfil profissional.

Caso você finja ter algum perfil que não seja o seu, o resultado será ruim para você e para a empresa.

Isso pode ser prejudicial para a empresa por estar contratando alguém que não é compatível com o perfil para o desempenho da vaga.

Dessa forma, será mais difícil que bons resultados sejam alcançados e metas sejam batidas.

Além disso, você também não será um profissional feliz ao desempenhar uma função que não goste ou que não atenda às suas aspirações profissionais.

Com essas dicas, suas chances de ir bem em uma dinâmica de grupo são muito maiores.

É importante ressaltar que você não deve desanimar em eventuais respostas negativas.

A maioria dos profissionais de sucesso em todas as áreas já receberam vários “nãos”.

Caso não se aprovado no processo seletivo desejado, procure analisar a etapa em que não conseguiu sucesso e veja quais pontos ainda precisa melhorar.

É importante entender que uma eliminação no processo seletivo de uma empresa quer dizer que você não é capaz, pois pode apenas mostrar que o seu perfil não se enquadra a cultura organizacional da empresa.

Entrar em uma empresa com cultura diferente da sua pode levar a baixa produtividade e desmotivação desde o início.

Busque participar de processos seletivos de empresas que tenham o mesmo perfil seu, afinal quem cuida de sua carreira é você e não a empresa.

Além disso, nunca pare de investir em você. Mantenha-se atualizado.

O conhecimento nunca para de avançar e, por isso, ser um profissional atualizado faz a diferença.

Evite intimidade com o selecionador, se você o conheceu a pouco tempo não é amigo, se já o conhece não precisa mostrar isso dentro do processo seletivo.

Seja um profissional de excelência no Agronegócio, assim, você certamente será aprovado em qualquer processo seletivo.

JUNTE-SE A MAIS DE 15.000 PROFISSIONAIS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

JUNTE-SE A MAIS DE 15.000 PROFISSIONAIS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

E-book empreendedorismo para profissionais do Agronegócio
E-book empreendedorismo para profissionais do Agronegócio